terça-feira, 16 de dezembro de 2008

SUPER CURSO DE TATUAGEM




Aprenda do inicio ao fim, saiba tudo sobre o mundo da body modification.



INTRODUÇÃO

Não há muito tempo, a maioria dos americanos associou as tatuagens com os marinheiros, motoqueiros e artistas de circo. Mas as tatuagens ficaram mais populares nos últimos 25 anos, e as pessoas que os adquirem são tão diversos quanto os estilos e designis que elas escolhem. Algumas pessoas que nunca pensariam de tatuar sobre o corpo usam maquiagem definitiva um tipo de tatuagem usado para enfatizar os olhos e lábios, tanto estético quanto retificadora de cicatrizes ou manchas.
Neste curso nós mostraremos o processo de tatuar, a segurança e assuntos legais que cercam o assunto.
CAPITULO 1

Fundamentos da tatuagem
Os artistas criam à tatuagem injetando tinta na pele de uma pessoa. Para fazer isto, eles usam uma maquina de tatuagem elétrica que se assemelha a (soa como) uma broca dental. A maquina move uma agulha sólida para cima e para baixo para perfurar a pele entre 50 e 3,000 vezes por minuto. A agulha penetra a pele por sob um milímetro depositando uma gota de tinta insolúvel na pele com cada furo.

A agulha deposita uma gota de tinta cada vez que perfura a pele.
A maquina de tatuagem permaneceu relativamente inalterada desde sua invenção por Samuel F. O´Railly.O´Reilly se inspirou na impressora de autographia, uma maquina de gravura inventada por Thomas Edson. Edson criou a impressora para gravar superfícies duras. O´Railly modificou a maquina de Edson mudando o sistema de tubo e modificando a unidade oscilando eletromagneticamente(vai e volta) para permitir a maquina a dirigir a agulha.


Maquinas de tatuagem moderna contem vários componentes básicos:
Uma agulha esterilizada;
Um sistema de tubo que puxa a tinta pela máquina;
Um motor elétrico;
Um pedal, como esses usados em maquinas de costura que controlam o movimento vertical da agulha.
Quando você olhar para a tatuagem de uma pessoa, você esta vendo a tinta pela epiderme, ou a camada exterior da pele. A tinta esta de fato na derme que é a segunda camada da pele. As células da derme são mais estáveis que as células da epiderme, assim a tinta da tatuagem ficara sempre no lugar, com desvanecimento secundário e dispersão, para a vida inteira de uma pessoa.

CAPITULO 2

Esterilização e processo de preparação
Uma maquina de tatuagem cria uma ferida (furo) e cada vez injeta uma gota de tinta na pele. Desde que qualquer ferida de furo tem o potencial para infecção e transmissão de doenças, é muito importante focar o processo da aplicação de segurança. Para tatuar os artistas usam esterilização, materiais descartáveis quando disponíveis e luvas cirúrgicas nas mãos para proteger tanto o artista quanto os clientes.
Eliminar a possibilidade de contaminação, a maioria dos materiais de tatuagem, inclusive as tintas, xícaras de tintas, luvas e agulhas, são descartáveis. Muitos artigos chegam esterilizados e empacotados, no qual o artista abre na frente do cliente logo antes de iniciar o trabalho.

Materiais reutilizáveis, como a barra de agulha (haste) e tubo (biqueira), são esterilizados antes de todo uso. O único método de esterilização aceitável é uma autoclave, ou seja, uma unidade de esterilização por pressão usada frequentemente em hospitais. A maioria das autoclaves tem um ciclo de 55minutos de um começo frio, e eles matam todos os organismos no equipamento. Para fazer isto, uma autoclave usa tempo, temperatura e pressão, em duas combinações.
· Uma temperatura de 250ºF(121ºC) debaixo de 10libras de pressão durante 30minutos.
· Uma temperatura de 270ºF(132ºC) debaixo de 15libras de pressão durante 15minutos.
Antes de esterilizar o equipamento, a artista limpa cada objeto e o deposita em uma bolsa especial. Uma tira indicadora na bolsa muda sua cor quando os artigos dentro já encontrarem-se esterilizados.
Antes de trabalhar em clientes, os artistas devem inspecionar bem as mãos em busca de cortes ou abrasões.
· Desinfete a área de trabalho com cândida, formol e glutaron;
· Qualquer objeto não esterilizado tem que ser embalado com plásticos limpos para prevenir contaminação secundaria;
· Explique o processo de esterilização ao cliente;
· Remova todo o equipamento esterilizado e descartável na frente do cliente;
· Passe uma lamina de barbear descartável no local da tatuagem (mesmo sem pelos visíveis) e lave o local com uma mistura de água e sabão neutro.

CAPITULO 3

Seguindo as normas de saúde
Levando em conta de que uma tatuagem nova pode causar problemas de saúde e podem danificar a qualidade de sua imagem. A maioria dos artistas da para os clientes um folheto que explica todos os procedimentos necessários.
Os clientes geralmente recebem instruções assim:
As tatuagens envolvem agulhas e sangue, por isso ocorrem vários riscos a saúde. Entre eles a transmissão de doenças como hepatite, tuberculose e possivelmente HIV. Os artistas têm que procurar seguir todas as normas de esterilização correta e procedimentos adequados passando pelo local de trabalho totalmente higiênico, piso frio e paredes azulejadas até o teto, são as normas do serviço de saúde publica, assim os riscos para transmissão de doenças serão relativamente baixos.
De acordo com os centros para doenças controle e prevenção (CDC) dos Estados Unidos da América, não houve um caso documentado de transmissão de HIV de uma tatuagem. Porem médicos adverte não usando equipamentos descartáveis e ou esterilizados, podem conduzir à transmissão de sífilis, hepatite B e outros organismos infecciosos.
Infecções podem acontecer nas tatuagens, especialmente sem cuidados mínimos. Algumas pessoas também apresentam reações alérgicas a tintas de tatuagem (as tintas de tatuagem não são vigiadas por nenhum órgão do mundo até o presente momento, janeiro de 2006).
A maioria dos países coloca restrições nas doações de sangue, por causa do perigo de hepatite, nos Estados Unidos a Cruz Vermelha aceita o sangue de alguém que foi tatuado no ultimo ano desde que o estúdio de tatuagem esteja regulamentado pelo órgão de saúde (a maioria dos estados americanos não regulamenta estúdios de tatuagens).
Os profissionais de tatuagem usam regras conhecidas como precauções universais para prevenir a expansão de doenças durante o processo. Essas precauções são parte da BloodBornePathogens, regra emitida pela agencia de proteção ambiental norte-americana(EPA). As mesmas regras se aplicam a hospitais e os consultórios médicos odontológicos. No Brasil o local precisa estar de acordo com a vigilância sanitária que usa as regras da EPA (procure informações no órgão de sua cidade).
Outras precauções:
Confira sempre as luvas se não estão furadas ou rasgadas, durante o trabalho, é estritamente necessário usar um par de luvas para cada trabalho. Caso retire a luva por alguns instantes, jamais às coloque de volta, pegue um novo par de luvas.
Use tubos de tinta com bicos estreitos para despejar no recipiente (batoque) esterilizado, jamais coloque as sobras de tinta novamente nos tubos, pois estas estão com certeza infectadas de sangue.
Coloque o sabão liquido de limpeza com sistema de spray, não use diretamente um pano ou o próprio sabão sobre a área do corpo trabalhada.
Os tatuadores também têm que levar segurança especial especialmente nas mãos. Luvas ajudam a prevenir transmissão de doenças, mas bactérias prosperam no ambiente morno e úmido, isto significa que o tatuador deve:
Manter o local de trabalho sempre limpo durante o trabalho usando cândida e formol para limpeza do ambiente, e glutaron para limpeza dos equipamentos antes de colocar na autoclave.
Caso haja cortes ou feridas em locais do corpo do tatuador onde as luvas não cubram, devem estar com bandagens e higienizadas.
Mantenha as unhas curtas para prevenir furos nas luvas.
Se abstenha de tatuar ao ver que o cliente tem lesões, dermatites ou reações alérgicas.
As leis exigem os menores de terem a permissão de um pai ou responsável para adquirir uma tatuagem. Porem em alguns estados do Brasil isso não é permitido. Faça um contrato de trabalho, junto ao seu advogado, levando em conta as leis de sua região.

CAPITULO 4

Um estúdio de tatuagem seguro
Nenhum corpo administrativo inspeciona estúdios de tatuagem. Leis permitem qualquer um comprar uma maquina, adquirir uma empresa e começar a tatuar sem ter comprovado qualquer habilidade artística, uma situação que os artistas de tatuagens profissionais contestam.
Aqui estão alguns passos básicos para escolher um estúdio de tatuagem seguro:
Olhar ao redor e ver se o estúdio esta limpo e arejado.
Faça perguntas: há uma autoclave? As agulhas e outros materiais são descartáveis? São usados bactericidas? Os tatuadores usam luvas? Artistas profissionais não se importarão com as perguntas.
Preste atenção se o tatuador usa todas as precauções de segurança.
Veja se as agulhas realmente estão lacradas antes de começar o trabalho.
Pergunte pelos cursos que o profissional tenha, entre eles sobre saúde e higiene. Cursos não são requeridos, mas bons profissionais procuram informações atuais sobre tendências, inovações, saúde e segurança no trabalho.

CAPITULO 5

Pigmentos para tatuagem
Existem dois grupos de tinta para tatuagem, um grupo com as bases iguais, porem menos cores disponíveis. O segundo de bases diferentes. Quando os pigmentos são de bases iguais elas podem ser misturadas criando cores secundarias e assim por diante. O segundo grupo deve-se tomar cuidado nas misturas, pois elas podem não ser compatíveis e mudar sua tonalidade com o tempo.
Geralmente o artista compra um kit com todas as cores necessárias sem precisar fazer misturas, uma linha inteira de um só fornecedor de confiança, isso garante que as tonalidades durem para sempre.
Tem algumas razoes das pessoas se preocuparem com o tipo de tinta que são usadas na tatuagem, elas podem conter um dos seguintes componentes: Antimônio, Arsênico, Berílio, Cobalto, Níquel ou Selênio. Estes são chamados de metais tóxicos, cada um deles é substancias químicas tóxicas conhecidas por serem cancerígenas. Os pigmentos são misturados em glicerina, soros e anti-sépticos.
Como descobrir o que esta na tinta de tatuagem não é fácil, o fabricante não precisa divulgar a lista de substancias por não serem regulamentadas.
Se o cliente for alérgico a alguns pigmentos e substancias químicas que estão na maioria dos produtos de beleza, você terá dificuldade com as tintas, à maioria das companhias de cosméticos está produzindo tintas antialérgicas agora, mas tão longe nenhuma companhia produziu uma tinta vermelha antialérgica. Desde então a cor vermelha é uma cor primaria, o único modo para evitar usar isto é escolher um pigmento que não usa vermelho em sua composição. Afortunadamente, laranja e púrpura são pigmentos completamente diferentes e não realmente misturado com vermelho, a menos que você tenha uma paleta de cor muito limitada e então terá que fazer estas cores misturando o vermelho.
Fabrique sua própria tinta de tatuagem
Alguns artistas americanos desenvolvem suas próprias tintas, isso faz com que você tenha certeza do que esta usando e ter certeza de que não fará mal à pele. Embora no Brasil se utilize muitas tintas importadas, isso não quer dizer que as importadas não sejam boas, pelo contrario, nos Estados Unidos é comum usarem pigmentos a base de metais tóxicos para se obterem cores mais vivas, e isso pode ser prejudicial a longo prazo, e alguns casos até em curtíssimo prazo.
Antigamente a base da tinta era na sua maioria, de vodca, acreditem, bebidas alcoólicas eram utilizadas para misturar os pigmentos vegetais extraídos de sementes, flores, frutas e minerais. Nos Estados Unidos ainda existem tintas sendo fabricadas dessa maneira, porem quando se utilizam pigmentos vegetais e minerais é necessário saber se não é tóxica ao ser inserida na pele.

CAPITULO 6

Construindo uma Maquina Rotary
Uma maquina de tatuar tem com função levar a agulha para cima (resgatar a tinta) e para baixo (aplicar a tinta), ou seja, assemelha-se a uma máquina de costura, porém em alta rotação.
A maquina mais conhecida entre os tatuadores é a magnética, que usa duas bobinas como eletroímã ligando (agulha desce) e desligando (agulha sobe), em uma rotação entre 2000 a 3000 picadas por minuto (barulho muito parecido com brocas usadas por dentistas). Máquina esta patenteada por O´Railly (ver figura no capitulo 1).
As máquinas tipo rotary estão cada dia mais sendo conhecida e usada, elas são fabricadas com motores de alta rotação, na Europa estas maquinas estão sendo usadas com mais freqüência por serem totalmente silenciosas, leves e muito mais potentes, podendo chegar até a 5000 picadas por minuto com facilidade (maior velocidade, melhor o traço). A Suíça iniciou a fabricação destas maquinas Rotary há alguns anos, hoje ela esta sendo uma das mais conceituadas do planeta.
Neste capitulo vamos construir uma maquina com no mínimo a mesma potencia de uma maquina magnética, usando apenas objetos comuns encontrados em casa, dentro de aparelhos quebrados ou em casas de ferragens.
Caso você ainda não tenha uma máquina, esta servira para podermos treinar em peles de porco, e posteriormente até uma tatuagem profissional, desde que você utilize todas as regras de higiene e segurança apresentadas neste curso.


obs. A única dificuldade nesse esquema de montagem é entortar o eixo do motor de maneira que ele fique fora de centro. Tem que ter muito cuidado para não entortar o eixo no lado de dentro do motor, para isso usa-se dois bons alicates ao mesmo tempo, ou se tiver acesso a uma morça, o trabalho será mais fácil. Ao invés de entortar o eixo , algumas pessoas usam uma espécie de coroa fora de centro na ponta do eixo, dando o mesmo efeito.





CAPITULO 7

Custo das tatuagens
Tatuar sempre foi caro. O uso de tatuagem aumentou dramaticamente e surgiu uma onda de novos artistas, com mais pessoas que querem tatuagens. Porém mesmo assim tatuar ainda é caro.
Nos Estados Unidos você pode esperar um preço básico de $80,00 à $100,00 por hora. Muitas vezes as tatuagens são feitas por etapas conforme os pagamentos, e isso pode ou não ser uma vantagem. No Brasil o preço é baseado no tamanho do desenho e local do corpo, que fica em média R$100,00. Uma tatuagem pequena feminina tal como uma pequena rosa, não fica por menos de R$40,00.


CAPITULO 8

Processos usados para se tatuar
Um processo milenar
Algumas tribos indígenas já usavam o processo de agulhas para tatuarem, sendo usado até hoje por alguns artistas, principalmente na Ásia. Uma maneira demorada e um tanto dolorida.
Esta técnica é usada por alguns artistas japoneses e ultimamente por alguns americanos, quem usa esta técnica mostra ser um artista de verdade, pois a técnica não é muito fácil.









Um pedaço de madeira e alguns espinhos, este é o processo usado pelos indígenas. Uma tatuagem pode demorar alguns meses para serem feitas, geralmente se tatua o corpo por inteiro, com motivos religiosos e de guerras, também desenhos pela importância social do elemento na tribo.












Hoje o sistema mais usado é a máquina de tatuagem com processo de eletroímãs. Trata-se de bobinas enroladas que ligam e desligam fazendo com que as agulhas subam e desçam dentro do suporte. Este processo faz com que as agulhas perfurem a pele em media de 2000 e 3000 furos por minuto, deixando a tatuagem com linhas uniformes e terminando rápido o trabalho. As partes de uma maquina de tatuagem são desmontáveis, os tubos que podem ser removidos para esterilização em cada tatuagem, e as agulhas são descartáveis. Os tubos também têm um formato anatômico par dar mais segurança ao artista. Estes tubos quase sempre são aços inoxidável, ou plástico resistente descartável. Os tubos não tocam nos clientes, mas tinta e sangue entram em contato, por isso, se caso forem de aço, tem que ser esterilizado em uma autoclave. Os tubos têm tamanhos diferentes em relação às agulhas, às bocas têm que ser maiores que as agulhas para que a tinta possa escorrer. O bico do tubo serve como um reservatório de tinta, para que o artista possa traçar uma grande área sem ter que abastecer. São usadas varias agulhas juntas para pintura, isso faz com que a área seja coberta mais rápida e uniforme. Já para o contorno é usado entre uma agulha e três agulhas, dependendo da espessura de linha que se quer fazer. Para que a máquina funcione é utilizado um pedal simples de contato, onde se aperta para que a máquina funcione, ficando o artista com mais controle da máquina.

CAPITULO 9

Criando o desenho de tatuagem
Os clientes optam por três maneiras ao escolher um desenho para tatuar:
Escolhem um desenho no próprio estúdio em pastas ou quadros;
Ele trás consigo um desenho de casa feito por um artista ou recorte de revista;
Pedem a criação do próprio artista para desenvolver sua idéia, esboçando no papel, ou às vezes até mesmo na própria pele (artista com habilidade em desenhos manuais).
O desenho tem que ser levado em conta pela espessura das linhas e detalhes. Um desenho pequeno e rico em detalhes nem sempre são possíveis de se fazer, quanto mais detalhado o desenho for, maior terá que ser o desenho sobre a pele.
Tem que se levar em conta à espessura da linha tatuada, que pode ser entre 1 mm e 1.6mm dependendo da agulha que está se usando (a espessura da tatuagem aumenta um pouco após cicatrização e continua a aumentar durante os anos podendo chegar a 80% mais espessa do seu tamanho inicial após 10 ou 15anos de existência).
CAPITULO 10

Passando o desenho para a pele (estêncil)
Coloca-se um papel de seda em cima do desenho escolhido pelo cliente e risca-se o contorno (linhas) com um lápis cópia ou lápis carbono (encontrado em papelarias). Também se pode usar papel carbono (roxo) para copiar o contorno do desenho para o papel.
Passa-se um fluido solvente na pele do cliente (usa-se desodorante tipo bastão caso, não se tenha acesso ao fluido), coloca-se o papel em cima, pressiona-se contra a pele e tira o papel. Assim o desenho passara (espelhado) para a pele do cliente.

Hoje em dia existe um papel estêncil para usar em impressoras jato de tinta, usando um banco de dados no micro computador e imprimindo os contornos do desenho desejado.

CAPITULO 11

Vamos começar a tatuar (contornos)
Coloque o desenho na pele através do estêncil. Certifique-se que o desenho ficou no local desejado e todas as linhas estão parecendo perfeitas. Mostre ao cliente com espelho se a posição do desenho esta perfeita antes de começar a contornar.
Passe um pouco de vaselina sólida em cima do desenho para que a agulha possa deslizar com mais facilidade em cima do desenho e para que o desenho não borre rápido de mais.
Comece o contorno sempre pelo lado mais baixo da tatuagem, assim a tinta escorrerá para baixo de onde esta sendo tatuado, isto facilitara que o artista possa enxergar o desenho sem estar sujo de tinta.
Para cada linha feita, utilize um papel higiênico virgem (branco) para limpeza do excesso de tinta, certificando que ao limpar você não estará retirando o estêncil da pele. Por isso a causa de se começar a tatuagem de baixo apara cima e fazer a limpeza após cada linha feita.
A agulha deve penetrar a pele apenas um milímetro, a maioria das linhas acabam por não sangrar, porem caso a agulha penetre um pouco mais do que o devido haverá sangramento, o que é muito normal. Geralmente acontecera de ter alguns pontos com sangue e outros não.
A velocidade de fazer o traço dependera da velocidade de sua maquina, quanto mais rápida mais fácil de se traçar pela rapidez, por isso é importante se fazer um treinamento antes (alguns profissionais utilizam um porco para treinar, pode ser vivo ou recém abatido). Mas independente da velocidade, necessário se ter um traço firme sem tremer, por isso os melhores profissionais são aqueles que já conhecem as técnicas de desenho e está bem treinado.
As agulhas são imersas em batoques (tampa interior de frascos de acetona e alguns medicamentos) de tinta da cor desejada (em media um centímetro de profundidade), como um pincel que é imerso na tinta para pintar. Quando estiver na hora de mudar a cor, as agulhas de tatuagem são enxaguadas em um copo plástica descartável com água (com a maquina ligada), pra então começar o processo com outra cor de tinta.
Procure fazer a linha completa de uma vez só, para que não seja preciso refazer novamente, pois existe o perigo de fazer linha dupla ou não uniforme, alem de causar dores e sangramento no local.
Após o contorno estar completo, limpe o local com água e sabão neutro, retire a ponteira, tubo e agulhas da maquina, coloque tudo em um local reservado e fechado de materiais para esterilizar, e as agulhas no lixo.


CAPITULO 12

Tatuagens tribais, coloridas e sombreamentos

que voce deve saber na teoria da tatuagem.

21 comentários:

  1. boa tarde!
    gostei muito do seu material didático.fiz a leitura com muita atenção.e agora estou a procura de um curso prático. sou Arquiteto acredito ter a técnica de desenho e gostaria de somar com a técnica de tatuar,gostaria de saber se vocês indicam algum curso no rio ou em são paulo.obrigado.

    ResponderExcluir
  2. meu contato: marioarturjr@hotmail.com
    obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Olá. Achei legal essa matéria de "curso de tatuagem",mas não encontrei no blog a continuação do texto (capítulo 12...). Valeu!

    ResponderExcluir
  4. boa tarde!
    Na verdade não sou tatuador, estou querendo fazer uma tatoo em mim e gostei muito do blog, tirou muitas das minhas dúvidas com relação a tatuagens...gostaria de sber se vcs indicam algum estúdio na zona leste de SP

    ResponderExcluir
  5. Queria mais detalhes de como fazer o decalte,pois nunca consigo......manda uma sugestão,ou mais explicado o possivel.
    Otimo Blog,parabés!
    Aguardo Resposta:nilton_axlrose@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Olá. Eu sou Pedro Jorge Cravino, de Portugal. Iniciei-me há pouco tempo nas tattoos como Profissional. Podem ver o meu Blog - thotskinart.blogspot.com. Meu e-mail é pjcravino@hotmail.com.
    Gostei muito do seu blog e do curso de tatuagem. Está simples e objectivo.
    Abraço e felicidades.

    ResponderExcluir
  7. Gostei mto do seu blog vlw abraços.

    ResponderExcluir
  8. Sou engenheiro da área de saúde e gostaria de fazer um curso com fins de posteriormente desenvolver um novo método de tatuagem. Pode me informar onde fazer um curso personalizado e com materiais de última geração. Meu e-mail: engenharia@tomotec.com.br Obrigado !

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de saber o nome de algum lugar que eu possa confiar de olhos fechados, moro em Realengo e me preocupo com a minha saúde, meu e-mail vanessabarbosa21@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  10. Por favor, quero muito fazer uma tatuagem, mas me preocupo com o risco de contrair uma doença, me indique um lugar seguro, no Rio de Janeiro. Vanessabarbosa21@yahoo.com.br. E se existe algum artista que vem em casa, trazendo todo seu material, autoclave sei lá ou até mesmo num estudio mas que seja confiável

    ResponderExcluir
  11. uma pessoa de treze anos pode fazer um curso de tatuagem

    ResponderExcluir
  12. quantos centimetros deve-se deixar a maquina da pele da pessoa que esta sendo tatuada

    ResponderExcluir
  13. ja ha muitos anos que faço tatuagem .acho que nao tenho muito para aprender.pratica ja tenho falta so o certificado de tatuador.o que é preciso para o obter sem ter que tirar um curso completo.sou tatuador experiente.

    ResponderExcluir
  14. LAMONT ---CUBATAO

    tenho certeza q esse curso irá me ajudar muito nesse inicio
    muito boas as instruçoes
    OBRIGADO!!!

    ResponderExcluir
  15. aonde posso fazer um curso p/ adquirir pratica ??


    mais tem de ser no rio de janeiro

    ótima aula

    ResponderExcluir
  16. muito bom mas onde está a continuação?

    ResponderExcluir
  17. muito bom mas onde está a continuação?

    ResponderExcluir

BlogBlogs.Com.Br ; ;